sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Algumas palavras sobre a escola e as aventuras da Helena

                Parando para falar um pouco sobre a escola e como tem sido as aventuras da Helena.

            A escola chama-se Grange Primary School, ela está no Year 5, equivalente ao 4º. Ano no Brasil, mas é muito diferente, das 8h45 às 15h20, as crianças sentam-se em grupos na sala de aula. Ainda não tenho muito o que dizer, apenas pelo que a Helena me conta e que percebo em sua fala e em seu material. Ela tem aulas de Educação Física, Arte, Música e Espanhol com professores diferentes do polivalente. Matemática ela também muda de sala, poderia continuar na mesma, mas ela gosta mais da outra professora. Com o professor de sua sala, Mr. Sagar, ela tem aulas de Literacy e outras coisas, não sei ao certo, como ela ainda não entende tudo o que ele fala, fica meio perdida, mas percebo que há uma ênfase enorme em leitura e compreensão do texto/livro. Tem uma disciplina que é D.T., Design and Technology, ela está aprendendo a construir uma máquina simples, parece aula de mecânica.
                História e Geografia é junto, chama-se Humanities, estão aprendendo sobre a Inglaterra Vitoriana, mas pelo que eu entendi, estão comparando os tempos, como era naquela época, como é hoje, achei interessante.
Lição de casa só na sexta-feira, para entregar na quarta da semana seguinte, achei interessante que a de matemática era fácil, contas simples e problemas, mas a proposta era fazer os cálculos mentalmente, ao final o próprio aluno avaliava com sim, não ou mais ou menos se ele havia conseguido. Bem, são muitas novidades, eu vou contando melhor com o passar do tempo. Também tem um livro da biblioteca para ler em casa, diariamente, e eu devo acompanhar a leitura e fazer anotações de seu desempenho num caderno.
Hoje também teve a primeira reunião de pais na escola, igual no Brasil, o professor se apresenta e apresenta o que vai trabalhar com os alunos, os passeios que farão... Mas, o que me deixou mais feliz, foi ver que ela fez amizades, que as meninas vieram se despedir dela, pois a reunião foi no final do dia, com beijinhos...
                Aliás, falando sobre o cotidiano da Helena, esta semana ela foi sozinha para a aula de balé, uma caminhada de uns 15 minutos. No Brasil ela nunca tinha ido tão longe sozinha, atravessando ruas etc. Dei todas as recomendações, revisamos mentalmente o caminho, ela levou o celular e a deixei ir. Depois, perguntando a ela como foi, se ficou assustada, animada, ou o que, ela disse:

Foi normal, fiquei contando pontos: sai de casa e fui caminhando sem olhar para trás, 20 pontos, passava pelas pessoas, 10 pontos cada, por cachorros, 100 pontos cada, teve um cachorro que me assustei, então me dei 25 pontos só, e assim foi...



5 comentários:

  1. E vc já conseguiu entender tudinho da reunião dos pais? Adorei o uniforme, é um uniforme vitoriano rsrsrsrs? Eneida (só consegui postar como anônima!!!!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eneida!!!!
      estou começando entender as reuniões... aliás, tem reunião pra tudo nessa escola... parece coisa de comunista...rsrsrsrsrs bj

      Excluir
  2. Que benção essa experiência para ela, Val.

    Um dia te conto um pouco da história com meus pais. Mas quando vejo meus amigos que são mães e pais, e estudam ou mesmo fazem algum tipo arte, fico pensando na força que isso tem para os seus pequeños. Afinal de contas, estamos ligados à repetição por uma questão de sobrevivência. E repetir hábitos e comportamentos como a leitura, a arte, o respeito às pessoas, deve fazer nosso mundo mudar pro bem de todos.

    Vejo pelo sorriso da sua pequena-grande o quanto sua presença de mãe, de mulher faz da vida dela mais serena, mesmo na vida [esse terremoto] sempre tão turbulenta.

    Muito interessante o pouco sobre a organização da escola que você contou, quero saber mais também, não faço ideia nenhuma de como funciona lá.

    Um beijo pra vocês;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Katia, até me emocionei aqui...
      Obrigada!

      Tem sido difícil, às vezes, mas sempre muito recompensador...

      Excluir