segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Imagem cheia de metáforas


                 19 de outubro, há dez anos nesse mesmo dia, eu caí da moto durante a aula, no dia seguinte descobri que estava grávida da minha grande parceira desta aventura, resultado, nunca mais subi na moto. Hoje, dez anos mais tarde, é ela quem sobe na bicicleta, determinada a aprender a se equilibrar e sair pedalando.

             Uma vez vi um comercial, não me lembro de que, de um pai ensinando o filho andar de bicicleta, ele estava segurando o banco e foi soltando devagar e o menino foi se afastando... Bem, foi exatamente assim. Uma imagem cheia de metáforas, se é que isso é possível, mas não sei definir de outro jeito. Depois de dois meses e dez dias morando em Londres, foram tantas as experiências, de todo tipo, a cultura diferente, a casa, a escola, os amigos, os passeios, toda essa mudança, que é possível vê-la amadurecendo, tão depressa. Alguns amigos me diziam, nossa a Helena é tão madura para a idade dela! Imagino o que diriam se a vissem agora!

               Eu, que sempre tento criá-la para que se torne uma mulher independente, livre, corajosa, às vezes me questiono se estou conseguindo, daí as metáforas em vê-la indo na bicicleta, ganhando sua independência, se afastando...

              Como ensinar a andar de bicicleta? Daí outra metáfora dessa imagem, sempre li que o conhecimento tácito é aquele que a gente tem e não sabe explicar, a gente sabe de algo e pronto, como andar de bicicleta, por exemplo. Tentei mostrar como eu fazia, tentei teorizar como se equilibrar, em vão, impossibilidades... Foi o querer aprender que a fez conseguir, encontrar o seu próprio método. Ela caiu de um lado, de outro, de frente, caiu e foi levantando, até que conseguiu. Pensei que isso já aconteceu em vários momentos de sua vida, muito do que ela aprendeu, aprendeu porque quis, como todo mundo, eu acho, será que temos essa consciência?


         Enfim, estamos aqui, conquistando nossos conhecimentos, realizando nossos desejos, nos divertindo, nos tornando mais livres, hoje ela me disse:



Se com nove anos eu já realizei tantos sonhos, com 25 eu já vou ter realizado todos os meus sonhos e muito mais...

                   
                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário