domingo, 11 de agosto de 2013

Um pedaço da Índia em Londres...



                Um pedaço da Índia em Londres foi a minha experiência de hoje. A Helena não curtiu, muita gente... Eu deixei ela em casa e voltei para a cerimônia, parada, desfile... nem sei ao certo.
                Pensei que eu devesse saber melhor para poder falar sobre isso aqui, mas não, aqui são minhas impressões, não conheço as religiões da Índia, enfim, pesquisei rapidamente e descobri que é festival Aadi, em homenagem a Durga, aquele ritual em que os homens se penduram em ganchos ou perfuram partes do corpo, chibatas etc... Tudo muito sensacionalista na TV ou internet. Sim, é impressionante, mas ver, ao vivo, me fez pensar em devoção. Isso não é diferente dos católicos pagando promessa de joelhos até sangrar, isso é devoção, fé, muitas semelhanças entre a nossa cultura popular. Sim, vou trazer minhas impressões associando o que vi ao que conheço, já que o oriente está longe das minhas experiências.
                Como essa procissão de mulheres:



                Elas caminham uma boa distância, não sei, talvez uns 700 metros, carregando oferendas (eu acho), descalças e de costas. Bem não sei o que isso quer dizer, mas em terreiros de umbanda que fui no Brasil, quando a gira é de Exu, que assiste fica de costa para o terreiro, bem foi a associação que fiz na hora.




                
           Uma espécie de penitentes, carregando esse fardo pesado na cabeça, descalços, flagelos, não, não é impressionante como eu tinha visto na TV. Tem uma música que me lembrava um maracatu. Eles giravam, entrando numa espécie de transe, acho que não sentem a dor. Ai a música, era ótima! Tinha até uma alegoria muito familiar aos brasileiros, percebam:



                Ao final da “procissão”, isso sim mexeu comigo muito mais do que corpos espetados e açoitados, era essa fileira de homens que rolavam ao final de tudo, no asfalto quente, mulheres em volta, cantando, familiares, talvez, não sei, mas foi aos meus olhos o maior dos flagelos, sim, isso é devoção.




3 comentários:

  1. Val, Incrível!
    Neto

    ResponderExcluir
  2. Só li agora Val.
    Que lindeza vivenciar isso.
    E achei muito boas as associações, como num belo sincretismo bem brasileiro. rs
    Chris

    ResponderExcluir